Outros Livros

Questões e dimensões da política.

Em julho de 2017, realizamos no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, o Encontro dos 20 anos do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP). Esse encontro, ao mesmo tempo que comemorou as duas décadas de existência do Núcleo, foi também o primeiro encontro presencial desta rede de pesquisadores em muitos anos.

Produto do Encontro, o livro preserva a lógica da organização do evento. Durante dois dias, as discussões tiveram como ponto de partida os trabalhos apresentados em mesas temáticas compostas, além dos autores, por um coordenador e um debatedor. Os capítulos do livro correspondem, desse modo, às mesas e à ordem cronológica em que ocorreram: “20 Anos do NuAP: trajetórias de pesquisas”, “Política, eleições e o cotidiano do Estado”, “Movimentos Sociais”, “Conflitos e violência”, “Família, parentesco, relações pessoais”, “Mobilidade, vizinhança, casa” e “Antigas colaborações, novos debates”. Como foi possível constatar ao longo do evento, cabe observar que questões examinadas em cada um dos textos extrapolam os eixos temáticos das mesas e, portanto, têm afinidades e pontos de diálogo com outros trabalhos.

Esperamos com esta publicação compartilhar e divulgar as preocupações e perspectivas, derivadas desse investimento anterior feito há já vinte anos, mas também tributárias de toda uma diversificação e multiplicação de questões, processos e estilos de pesquisa que não poderiam ter sido antevistas no início do Núcleo. Realizado em um momento de retrocessos políticos e também de muitas incertezas quanto à continuidade das condições de realização da pesquisa acadêmica no Brasil, o Encontro e esta publicação são também um eloquente testemunho da importância desse prosseguimento.