Coleção NuAP

Questão de Segurança

O objetivo central deste livro é compreender as ações implementadas pelo governo do estado do Ceará no período (1987-2002) na área da Segurança Pública a partir de dois referenciais: o modelo externo de combate à criminalidade adotado pelo Estado e a participação de segmentos variados da população nesse combate. Os enfrentamentos e conflitos existentes na política de segurança pública são reveladores de dilemas que cerceiam os diferentes governos estaduais, apontando também especificidades que precisam ser discutidas sociologicamente, no contexto dessas administrações.
As análises aqui presentes ocorreram especialmente sobre as ações, implementadas e em curso nessa área que, de certa forma, são responsáveis pela constituição de uma política de segurança pública estadual. Nesse processo, procurou-se compreender e perceber de que maneira são concretizadas ações e serviços da área de segurança pública, observando-se também a relação direta entre polícia e moradores de bairros.
Este livro visa contribuir para a emergência de um novo significado da Política de Segurança, através da discussão sobre o exercício da ordem pública e da cidadania.
Pretende também o livro contribuir para a formulação de políticas voltadas para a Segurança Pública, e implementação de planos de ações suscitando nos agentes responsáveis, a percepção da segurança pública como espaço de construção da cidadania.
A perspectiva deste trabalho foi a de que o processo da pesquisa viesse alavancar momentos de apropriação, tanto no modo de construir o conhecimento, quanto da socialização do seu produto. Neste sentido, foi de fundamental importância a construção de instrumentos do saber no próprio percurso da sua elaboração, de modo que a participação dos agentes envolvidos fosse fortalecida e que, simultaneamente, alimentasse ações sociais autônomas e cidadãs, com capacidade propositiva e participativa na formulação, fiscalização e gestão dessas políticas.